domingo, 1 de maio de 2016

1º de maio: Festa de São José Operário


No ano litúrgico há dois dias consagrados a São José. O primeiro comemora a 19 de março a entrada triunfante no céu do Justo, que fora escolhido por Deus para guarda de seus maiores tesouros: a Santíssima Virgem Maria e seu Filho Jesus Cristo. Lembram-se, então, sua pureza sem mancha, sua fidelidade indefectível e sua obediência prontíssima.

O segundo dia festeja o operário, que tirou da profissão de carpinteiro o sustento da Sagrada Família, e assim elevou o trabalho manual a uma dignidade inexprimível. 
O Santo Padre Pio XII fixou sua data a 1º de maio para que o dia geralmente dedicado ao trabalho e aos trabalhadores seja iluminado pela lição e exemplo de São José.


Oração da Missa de São José Operário:

Ó Deus, que criastes todas as coisas e impuzestes ao gênero humano a lei do trabalho, concedei propício que, com o exemplo e a proteção de São José, executemos as obras que determinais, e ganhemos as recompensas que prometeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que, sendo Deus, convosco vive e reina em união com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém


(Missal Quotidiano - D. Beda Keckeisen, O.S.B)


"SÃO JOSÉ A VÓS NOSSO AMOR,
SEDE NOSSO BOM PROTETOR,
AUMENTAI O NOSSO FERVOR."