sábado, 3 de junho de 2017

Meditação - Mês do Sagrado Coração de Jesus - 03º dia

Meditações - Mês do Sagrado Coração - 3º Dia

Caminho da Devoção ao Sagrado Coração

Maria é o caminho que leva ao Sagrado Coração de Jesus




"Quem quer o fruto deve ir a árvore ; ora, Jesus é o fruto do seio de Maria; para chegar ao Coração de Jesus ser-nos-ha necessário ir a Maria. Ninguém pode vir a mim, dizia o divino Salvador, se meu Pai não o traz, a princípio por sua graça , e também, parece ajuntar, se minha Mãe não o atrai por suas orações.
Com muita razão esta doce Rainha é chamada por S. Bernardo a roubadora dos corações, por que ela arrebatou o Coração de Jesus para o dar aos homens, e toma continuamente os corações dos homens para os atrair ao Coração de Jesus. 

Maria, com efeito, arrebatou o Coração de seu Deus por suas sublimes virtudes, principalmente por sua fé, por sua humildade e por sua caridade.

A ela é que se dirigia o Esposo divino, quando dizia a sua esposa: Feristes o meu Coração por um de vossos olhos e por um de vossos cabelos. Este olho da esposa designa a fé da Santíssima Virgem, que a tornou tão agradável ao Coração do Filho de Deus; e este cabelo simboliza a humilde opinião que ela tinha de si, pois nada mais insignificante que um cabelo.


Esta humildade de Maria atrai o Verbo divino do seio do Padre eterno para o seu seio virginal. Mas por sua ardente caridade principalmente, Maria pareceu tão bela aos olhos divinos, que o Filho Unigenito de Deus quis descer ao seu seio para se fazer homem; o que faz S. Bernardino soltar dos lábias esta bela exclamação: Eis aqui então urna Virgem que por seu amor, feriu e cativou o coração de Deus.

Maria conduz para este Coração divino os corações dos homens que seus atrativos maternais conquistam. O Senhor disse um dia a Santa Catarina de Sena: Eu criei Maria, esta filha muito amada, como um delicioso encanto para tomar e atrair a mim os corações dos homens, e principalmente dos dos pecadores. Este texto dos Provérbios: O coração de seus esposo conia nela, e não lhe faltarão despojos, pode-se aplicar a Maria; porque Deus pôs o Coração de Jesus nas mãos desta Virgem bendita a fim de que se ocupe com esmero em o fazer amado dos homens; ora, desta maneira ele não poderia deixar de conquistar despojos, isto é, almas, porque Maria o enriquece com todas as que sua poderosa proteção arrebata ao inferno. Oh! Quantos pecadores obstinados são atraídos todos os dias a Deus por esta mãe dos corações, como a si mesma nomeou a Virgem Santíssima, falando a Santa Brígida: "Como o imã atrai o ferro, diz ela, assim eu atraio os corações mais endurecidos para os reconciliar com Deus".

Prática
Eu quero tornar-me servo fiel do Coração de Jesus. Mas sabendo que isto não me é possível senão por meio de sua Mãe, quero dedicar-me resolutamente ao serviço de Maria; e a este fim, dirijo-lhe neste momento, com o mais terno amor a oração seguinte:

Afetos e Súplicas
Ó Doce Soberana, que pelas maravilhas de vosso amor e benefícios, avassalais os corações de todos aqueles que vos servem, ah! Cativai também meu miserável coração, que tanto os deseja amar. Augusta Mãe, que por vossa beleza conquistastes o coração de um Deus, e o céu atraístes ao vosso seio, e eu... Viveria sem vos amar? Não certamente; resolvido estou a não descansar até que tenha obtido um amor terno e constante para convosco, ó minha Mãe, que me haveis tão ternamente amado, ainda quando vos era ingrato. Ai! Quer seria de mim agora, ó Maria, se não houvesseis amado e obtido tão grandes misericórdias do Coração de vosso Filho? Pois me tendes amado tanto e favorecido, quando vos eu não amava, que não posso esperar de vossa bondade, agora que vos amo? Sim, eu vos amo, ó minha Mãe, e quisera ter um coração capaz de vos amar por todos os desgraçados que não vos amam; quisera ter uma língua capaz de vos louvar como mil línguas, para fazer conhecer a todo o mundo vossa grandeza, vossa santidade, vossa misericórdia e o amor com que amais o que vos amam. Se eu tivesse riquezas, quisera emprega-las todas em vos honrar; se tivesse súditos, quisera que todos fossem cheios de amor para convosco, quisera, enfim, sacrificar por vosso amor e vossa glória, se fossa preciso, minha vida mesma. Eu vos amo então, ó minha Mãe, mas como meu amor é indigno de vós, ofereço-vos o amor que se acha no Coração de Jesus, vosso Filho. Por vós cheguemos nós a este Coração Sagrado que por vós nos foi dado, e a quem sejam honra, amor e glória em todos os séculos dos séculos. Assim seja.

Oração Jaculatória
Ó Virgem puríssima, recomendai-me a vosso divino Filho e serei salvo.