domingo, 4 de junho de 2017

Meditação - Mês do Sagrado Coração de Jesus - 04º dia

Meditação - Mês do Sagrado Coração de Jesus - 4º dia

Vamos à Belém, ali acharemos o Coração de Jesus Menino que se revela a nossa Fé.


    Para contemplar com amor e ternura o nascimento de Jesus Cristo, devemos pedir ao Senhor o dom de uma fé via. Se entramos sem fé na gruta de Belém, teremos apenas sentimentos de piedade. Aqui a fé dee ser nossos guia e nosso archote: com ela veremos e admiraremos; esperaremos e seremos cumulados de bens; amaremos e nosso coração dilatar-se-á. A fé nos conduzirá a confiança, a confiança ao amor, e o amor nos introduzirá no Coração de Jesus.
    Todo o mistério exige nossa fé, mas principalmente o mistério da Encarnação; porque, permitido este, todos os outros tornam-se críveis na palavra mesma do Verbo Encarnado.
    Entremos na gruta, mas entremos esclarecidos pela viva luz da fé; sem ela, que veriamos? Um nascimento em tudo ordinário. Mas com fé veremos que este Menino novo que Deus devia criar, tendo um coração novo, delícias do paraíso, objeto dos afetos e complacências do Pai Celeste.
    O homem privado da fé não veria no presépio senão um menino como qualquer outro; o cristão vê ali o Verbo feito carne, tendo um Coração de carne como o nosso, mas animado pelo amor eterno que o fez descer sobre a terra para atrair o homem para Deus; vê ali o Filho único de Deus, igual a seu Pai, eterno como seu Pai, onipotente como seu Pai, imenso, sábio, feliz, soberano Senhor do céu e da terra, dos anjos e dos homens, mas que, para dar seu Coração ao homem e para o resgatar, abateu-se até tomar a forma de servo, revestindo-se de carne humana. Ah! Se a fé não nos desse certeza disto, quem crera tal prodígio!
    Sem o olho da fé, não veríamos neste berço de palha senão um menino estranho, que nada tem de comum conosco; mas tendo a fé por guia, veremos nele um irmão muito amado. Ó homem, considera este prodígio, exclama Santo Agostinho: eis que teu Deus tornou-se teu irmão! Ele se fez filho de Adão como tu; não dedignou-se de tomar olhos, mãos, pés, enfim um cora­ção de carne, semelhantes aos teus. O' excesso de amor divino ! Estando mortas para a graça todas as almas as quais impossível era renascer por suas forças só para a vida, o Filho de Deus, movido pelas entranhas de sua misericórdia, desceu do céu para ressuscita-las. Mas, Senhor, pergunta Job, que é o homem, este ser desprezível, tão ingrato para convosco; que é o homem para que o torneis tão grande, honrando-o e aman­do-o deste modo? Dizei-me, ó meu Deus, que vos importam a salvação e a felicidade do homem? Porque lhe sois tão apegado, que vosso coração não parece ocupado senão em o amar e o tornar feliz? 


PráticaDo fundo do meu coração direi: Creio firmemente que o Filho de Deus se fez homem, que o Evangelho é sua palavra, que a Igreja é sua obra, que o Papa é seu vigário infalível. Creio,pois, tudo o que a Igreja manda crer; rejeito tudo o que ela reprova.

Afetos e OraçõesTerno e amável Menino, embora eu vos veja tão pobre nesta palha, reconheço-vos e adoro-vos como sendo meu Senhor e meu Criador. Compreendo o que vos reduziu a tão miserável estado; é vosso Coração, é vosso amor para comigo. Ó meu Jesus, quando, após isto, penso no modo pelo qual vos tratei no passado, nas injúrias que vos fiz, espanto-me de que tenhais podido suportar-me. Ah! Que malditos pecados, que tendes feito? Enchestes de amargura o Coração dum tão bom Senhor! Por piedade, caro Salvador meu, pelos padecimentos que sofrestes e pelas lágrimas que derramastes no presépio de Belém, dai-me tão grande dor, que me faça chorar toda a minha  vida os desgostos que  causei. Abrasai-me de amor para convosco, mas de amor tal que compense todos os meus crimes contra vós. Eu vos amo, terno Salvador meu, eu vos amo, ó Deus feito menino por mim! Eu vos amo, meu amor, minha vida, meu tudo! Prometo-vos não amar de agora em diante senão a vós. Ajudai-me com vossa graça, sem a qual nada posso. Ó Maria, minha esperança, do Coração de vosso divino Filho alcançais tudo o que quereis; rogai-lhe que me conceda seu santo amor. Minha Mãe, atende-me.


Oração JaculatóriaÓ Coração adorável, iluminai aqueles que não vos conhecem.



Oração Jaculatória.
0' Coração adorável , iluminai aqueles que não vos conhecem!